O que esperar Quando você está esperando


Venho trazer um pouco da minha experiência com a minha terceira gravidez. Hoje com 17 semanas e DOIS dias.

Sensação
Antes de ter a confirmação, eu já desconfiava...
Meu primeiro sintoma foi o olfato apuradíssimo, sentia cheiro de longe. Eu estava sendo capaz de acertar o que meu marido comeu no almoço, só de sentir o cheiro na roupa ou próximo a boca dele.  

O meu segundo sintoma, foram as dores nos seios ,que no inicio me incomodaram bastante.

O que senti quando descobri de fato?

Aquela sensação do efeito da anestesia me inebriou no momento, me deu vontade de sair correndo! Mas pra onde? Não dava mais...

Porém a minha ficha só caiu BEEEEMMM depois do positivo no exame!
Apenas com as mudanças do corpo:

Hormônios...  esses podem fazer com que de uma semana para outra, repentinamente, você se transforme!

Padecendo
Uma das mudanças no corpo durante a minha atual gravidez que são clássicas, famosas e tão temidas, são os enjoos que VIERAM acompanhados do vômito e de uma azia muito forte, que só aliviava com algo azedo (dá-lhe balinhas de tamarindo huuummmm), nem algo gelado estava adiantando...

No início, quando NÃO sabia, sentia dores de uma menstruação chegando: cólicas, sensação de peso nas costas e pernas. Sintomas bem parecidos para quem tem TPM.

Minha memória está uma merda, com direito a lapsos, brancos, esquecimentos... Se eu não tiver uma ALTA concentração, fica complicado fazer a mais simples das tarefas!
Meu paladar e principalmente os sentidos modificou radicalmente.
Também tenho a sensação de alteração nos genitais, com mais corrimento, sendo natural segundo o meu GO, pois existe a queda de resistência às infecções.
E o cansaço? O sono excessivo tomou conta de mim! Tanto que fico contando as horas do dia para que chegue a hora de ir para a cama e ...Desmaiar!
E se pudesse ficaria na cama o dia inteiro, com muito prazer!
Essa dorzinha de cabeça chatinha que vem de vez em quando também... sem necessidade!

Alguns dos meus alimentos/bebidas favoritas já foi o motivo para me sentir mal e sair correndo para o banheiro. Como: café, alho, temperos fortes, cerveja, cigarro...
Até o meu perfume mais querido se tornou nojento. Inclusive o cheiro do meu marido, que me dava tanta raiva que a vontade era de dar uma voadora nele ...(brincadeira)
A frequência e necessidade da evacuação se tornou um problema para mim, até cheiros me davam dor de barriga... O que pode ser ao contrário, na maioria das vezes, com algumas mulheres.
Meus seios doem, fisgam e as veias cada vez mais aparentes, NÃO PÁRAM de aumentar de tamanho, aos poucos estou perdendo minha cintura, sinto meu rosto rosto mais cheio, não sei mudando de forma... E devido ao meu excesso de enjoo no inicio perdi 3 kg. Não conseguia comer comida de sal, meu médico me orientou NUNCA esquecer de beber bastante líquido. Então o que eu consegui me alimentar durante esses 3 meses foi: Muito suco natural; Frutas  (GELADAS!); Sanduíche natural; Misto quente de manhã com queijo minas e requeijão; Fiquei exatos 3 meses e 4 semanas sem comer a MINHA comida de sal. Pois bem, não conseguia comer aquilo que eu sentia ou via preparar, ou seja, só comia (NOS RAROS FINS DE SEMANA)  na minha mãe ou na minha sogra, nem restaurante estava rolando...
Atenção especial ao inchaço PODENDO SER NORMAL, mas também pode ser indícios de problemas mais sérios como a doença hipertensiva exclusiva da gestação. Sempre fique atenta a pressão e no inchaço pois pode evitar a pré-eclâmpsia. Como aconteceu na minha primeira gravidez, do Allan, fiquei muito inchada e a minha médica, na época (2007) optou por fazer a cesárea, o que me deixou muitooo feliz apesar de ter engordado quase 30 kg.  Graças à Deus NÃO ocorreu a Eclampsia, que pode acontecer apenas na hora do parto.

Meu médico me orientou à NÃO comer carnes mal passadas, Frutas com cascas e muito menos o meu adorado sushi L
Por causa da toxoplasmose.

Algumas mudanças não agradáveis:
● gases...

  
À FLOR DA PELE

E a emoção?
Tudo me afeta!
Até os documentários do Discovey Chanel sobre a cadeia alimentar na savana africana...

Fiquei um período muito irritada, esperava que alguém falasse algo, para que eu pudesse descontar essa estranha “raiva”, até um elogio já desencadeava...
Sem contar os sintomas psicológicos, as pirações, em um minuto estou me sentindo ótima e no outro uma vontade louca de chorar...



CUIDADOS

Fico muito atenta À hidratação da minha pele para que as estrias passem distante da minha vida!
Minha dermatologista me indicou estes cremes abaixo, e NUNCA deixo de hidratar, ao menos duas vezes ao dia!









Na falta destes ou no término uso estes (abaixo) por conta própria mesmo. Só NÃO deixo de usar:

E meu GO, me passou esta vitamina, durante a gestação até a amamentação ela será minha companheira:


Paraíso
A pele e o cabelo ficam lindoos durante a gestação.
No meu caso, nas três vezes, meus cabelos pararam de cair e ficam mais espessos e com muito mais volume.

Os seios ficam chamativos, consequentemente atraentes e mega bonitos (sem precisar colocar silicone hahaha eu) 

A minha libido aumentou e MUITOOO, é estranho...rs
Confesso que ainda acho estranho a preocupação das pessoas comigo e a atenção redobrada. Mas não vou negar que é muito bom ser mimada: ter pessoas te ajudando a carregar sacolas pesadas, ter carona, ter prioridade nas filas,etc.
E que mulher não gosta de elogios?
O maridão todo dia fala que eu estou linda, vários pessoas também já falaram. 
É sobrenatural sentir uma vida dentro da gente. E a sensação de nunca estar sozinha! Dá vontade de sentir isso para sempre!
É de longe a coisa mais maravilinda da gravidez. 
Passar com o carrinho de compras no caixa preferencial;
Ir ao banco e ser atendida na hora;
Nos restaurantes eles costumam caprichar na sua sobremesa;
Vou aproveitar para comprar novas roupas.
Não me preocupar com as gordurinhas sobrando.
Posso abusar das blusas coladas pra acentuar a barriga.
Regalias da família, afinal você esta carregando o mais novo membro;
(E já disse né: )Cabelo e unha ficam lindos nessa fase, crescem bastante;
Comprar as roupinhas do bebê e decorar o quarto, essa é a parte que mais vou curti, porque adooroo, meu passatempo preferido. Adorava ficar horas e horas na internet procurando inspirações para o quartinho ...
Namoro bastante o meu corpo;
Abuso um pouquinho do marido, aproveito para pedir o impossível que ele sempre atenderá meus pedidos (afinal  ele não vai ser assim pra sempre);



Descobertas
Descobrir a mim mesmo. 
Descobertas, essas, que mudaram minha forma de ver o mundo e de agir sobre ele. Muitas coisas foram se encaixando e passando a fazer sentindo na minha cabeça.
Me sinto muito mais forte e melhor comigo mesma! 
Descobri que meu bebe já se meche, pois consegui senti-lo com exatas 13 semanas, apesar da minha barriga nem aparecer, consigo senti-lo apenas na parte da manhã, antes de acordar, e quando estou de barriga para cima...
Apesar de ainda NÃO saber o sexo do meu terceiro bebê, a curiosidade é mega-hiper-enoormee. Pensei até em fazer aquele exame de sexagem fetal, que é um diagnóstico precoce do sexo do bebê, através da coleta do sangue da mãe, não sendo necessário o jejum. Poréémm achei muito caro aqui em Macaé/RJ, custando à partir de R$ 450,00 :O. Absurdo! Decidi esperar, e agora já conseguirei ver na minha próxima ultra.

Tá chato, já!
E as perguntas inconvenientes?!
Não posso ficar mais de 1 minuto parada no mesmo lugar que já começam a fazer as incansáveis perguntas: já sabe o sexo? é menino, né? tá de quantas meses? vai ganhar quando? como vai ser o nome? é o nome do pai? engordou só a barriga, né? que barrigão, vai ser um meninão! e blá, blá, blá. Confesso que estou esgotada! Perdi até o animo de sair na rua!
Acho também que me tornei um “patrimônio público". Esse definitivamente é o pior de todos! Estou me sentido uma peça em exposição. Todo mundo acha que pode me abraçar, passar a mão na minha barriga, me fazer um monte de perguntas e me dar um monte de conselhos...

Enfim

de todas essas montanhas russas de emoções e transições, digo e afirmo sem medo de errar: TUDO É TRANSITÓRIO!
Passa bem rápido e sou à favor de aproveitar cada momento, registrando cada etapa, pois cada gravidez é diferente, cada tempo, cada momento e obviamente cada filho, pois cada uma é única e especial.
O medo e a dúvida sempre vão existir, mas isso também vai passar. E é verdade sim que o instinto de mãe vêm quando a gente menos espera, cada uma no seu tempo.
Ser mãe é chegar bem pertinho de Deus e enfim, começar a descobrir o que é o verdadeiro amor...



2 comentários:

  1. Que coisa mais linda... arrepiei. eu amo você e desde quando soube fiquei muito feliz com a sua gravidez, amiga! Não vejo a hora de ver o rostinho do meu mais novo sobrinho(a).

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc realmente é muito especial!! :*
      Sinceramente a cada dia fico mais anciosa !!rsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...